Escritor rima com impostor
Um pouco da história do Club Escreva e nossa missão de vencer esse fantasma que nos assombra quando o assunto é bater no peito e dizer: sou escritor.
A primeira Newsletter do Club Escreva não poderia abordar outro tema. Afinal, todo escritor já se sentiu um pouco impostor em algum momento, não é mesmo? Somos levados pelo medo de não sermos lidos ou pior, de sermos lidos e não sermos compreendidos. De nos ridicularizarem por aquilo que escrevemos. Além disso, temos a falsa ideia de que não nos formamos escritores. Que curso dá diploma de escritor mesmo?
Inúmeros autores que chegam ao Club ainda se sentem inseguros para publicar seus textos. Aliás, o Club Escreva nasceu por isso: para ser um espaço de motivação e dizer a todos que aqui chegassem « Vai lá, coragem! Coloque suas palavras no mundo e deixe-as voarem ».
A propósito, você conhece a origem do Club? Completamos 4 anos em fevereiro e com várias celebrações. Uma delas, foi tirar o projeto Newsletter do papel e concretizar este canal para conversarmos melhor, diretamente na sua caixa de mensagem, sem depender de algoritmos. Então antes mesmo de seguir a leitura, já clica no botão abaixo para assinar nossa News e não perder as próximas edições.
Senta que lá vem história!
Caso você seja veterano, certamente vai se lembrar de algo deste início e se reconhecerá em algum momento dessa trajetória.
Em novembro de 2020, a oficina E.S.C.R.E.V.A, organizada pelas escritoras Thaís Vilarinho, Rafaela Carvalho e Roberta Férec, reuniu mais de 300 mulheres em uma mesma sala virtual. As participantes tinham em comum: amar escrever, a maternidade, a busca por uma nova carreira ou por uma válvula de escape em meio ao cenário da COVID. Todas necessitavam do que nos falta em qualquer início de jornada: encorajamento. E a energia daquele grupo fez com que muitas ali se sentissem mais seguras e começassem a lançar seus textos para o mundo. Foi uma onda de motivação, uma puxando a outra. Uma linda corrente de mulheres ajudando mulheres.
Dois meses depois, nascia o Club Escreva para garantir que o movimento iniciado naquele workshop não se perdesse na rotina do dia a dia. Um espaço para nos lembrar da importância do escrever, para manter aquela onda de encorajamento alcançando e impactando mais e mais pessoas. Quatro anos se passaram, o Club segue firme em seu propósito de inspirar a escrita e a leitura. Aliás, já publicamos 199 autores e 1337 textos em nosso Instagram. Produzimos conteúdo voltado para escritores. Temos um Club do Livro que prioriza ler mulheres contemporâneas. Somos uma comunidade de 7.000 amantes das palavras.
Ao longo dessa jornada, conhecemos muitas histórias. E uma coisa é unânime: todo escritor enfrenta, em algum momento, a síndrome do impostor. Acredita ou se deixa assombrar por fantasmas da sabotagem. As conhecidas “Lendas da escrita”, aquelas desculpas e crenças que criamos para adiar nosso sonho de nos oficializar autores.
“Só é escritor quem tem livro publicado."
“ Inspiração é uma musa que se senta ao nosso lado."
“Preciso ler (e amar) todos os clássicos primeiro.”
E aí, se reconhece em alguma delas?
O e-book “Lendas da escrita” traz esses e outros mitos, com reflexões e dicas para desmistificar esses velhos conceitos, ajudar a se libertar desses medos para, enfim, escrever e publicar. Um material para lembrar que você não é um impostor da escrita. Clicando no botão abaixo você assina essa Newsletter gratuita e o e-book vai chegar no seu e-mail até o final deste mês. É o nosso presente para você!
Na próxima news, contaremos um pouquinho das novidades que vêm por aí - e não são poucas. Conhece outros escritores? Então que tal recomendar a nossa Newsletter e o perfil do Club Escreva para eles? É só enviar esse post para seus contatos e nos ajudar a espalhar nossas palavras por aí. Assim você ajuda a nossa comunidade a crescer e se fortalecer.
Epílogo
Por fim, deixamos uma mensagem retirada da série espanhola Valéria, disponível na Netflix. Aliás, uma boa dica para quem está buscando algo leve para assistir. A Valéria é uma escritora que também sofre da síndrome da impostora e é impossível não nos identificarmos com alguns de seus dilemas. Mas a escrita é sua grande aliada, inclusive para enfrentar seus problemas pessoais e de relacionamentos (quem nunca?).
Se precisar chorar, chore.
Se precisar rir, ria.
E se não souber o que fazer, escreva.
E para te ajudar nessa jornada, conte com o Club Escreva!
Até a próxima News. E se, ainda não se inscreveu, o momento é este: clique aqui embaixo para garantir que receberá a próxima edição e o e-book "Lendas da escrita".
Parabéns
Não conhecia este início do club... adoreiii... inspirador